A página Fast Company divulgou, em 2009, uma boa matéria sobre a visualização de informações, uma vertente do design dedicada à exibição de informações complexas num formato simples (o Web Trend Map é um exemplo). Há, inclusive, um site sobre o assunto: Visual Complexity.
Segundo o texto, se vamos viver num mundo com abundância de dados, precisamos de meios simples para digerir isso. Estamos cada vez mais vivendo numa sociedade visual, e nossa compreensão do mundo pode ser ampliada por essa nova linguagem.
A visualização poderia ser utilizada na economia, transporte, distribuição de alimentos, entre outros. Nova York e outras cidades norte-americanas utilizarão sistemas que monitoram padrões de tráfego em tempo real, o que tornará possível o controle de faixas. Em Estocolmo (Suécia), um sistema que controla o movimento de cada carro reduziu as emissões de carbono em 25%.
Esse é um campo que também pode ser bastante utilizando pelos meios de comunicação. É uma forma simples de tratar assuntos complexos, contextualizando a informação. Ademais, possibilita uma visão ampla de temas que muitas vezes podem ser encarados, erroneamente, como fatos isolados, quando na verdade existe um padrão de recorrência.