Home / Jornalismo online / Agregadores de conteúdo

Agregadores de conteúdo


Agregadores de conteúdo são serviços que concentram notícias de diversas fontes. Na maioria dos casos, citam chamadas e textos coletados de vários sites de notícias. Em 2008, começaram a ser bastante comentados principalmente porque muitos veículos de comunicação passaram a protestar, mais intensamente, contra esse tipo de site, visto que estariam roubando audiência de suas páginas. 


Em abril de 2009, Dean Singleton, presidente do conselho da agência de notícias Associated Press (AP) ,fez críticas pesadas em relação aos agregadores de notícias. Vislumbrou-se a possibilidade de criar um sistema próprio.


O Google News, o serviço mais atacado, defende-se afirmando que gera audiência para os sites noticiosos. Com muitos deles, inclusive, possui parcerias. 


Polêmicas à parte, esses serviços são cada vez mais comuns. Há desde os mais gerais, como o Google News, até os segmentados, que catalogam apenas blogs, perfis do Twitter (de esportistas, políticos etc.).


Uma iniciativa curiosa é o CrisisWire. O objetivo da página é catalogar informações sobre crises de diversas fontes, como blogs e sites de hospedagem de fotos e vídeos.


Barreiras como não citar o concorrente não fazem sentido na internet. Antigamente, o hábito poderia apontar para uma pessoa ler apenas um jornal impresso, assistir um único telejornal. Isso mudou: com apenas alguns cliques, pode-se consultar uma gama de notícias online. Agregadores de informações e dados são mais eficientes porque reúnem conteúdo disperso, aumentando a experiência do usuário.


Todavia, para esses serviços serem realmente funcionais, as empresas de comunicação terão de ser mais eficientes em servir dados para os sistemas de busca: abrindo seu conteúdo, utilizando tags, títulos atraentes etc. Do contrário, encontraremos muita informação descontextualizada. 





 RSS of this page