Estudo da empresa de pesquisa Rapleaf envolvendo redes sociais revelou que 120 milhões de pessoas freqüentam de dois a três sites do gênero.
Mulheres e pessoas na faixa etária entre 14-24 anos preferem páginas como MySpace e Facebook. Já os homens e pessoas entre 25-34 anos optam por páginas como LinkedIn e Flickr. Ou seja, mulheres preferem sites de relacionamento mais generalistas, enquanto os homens escolhem as mais específicas.
Ademais, de acordo com a pesquisa, que foi divulgada em junho de 2008, as mulheres gastam mais tempo construindo redes sociais e se dedicando a relações, enquanto os homens estão menos propensos a gastar tanto tempo nisso.
Outro ponto importante é que o Myspace seria utilizado mais por estudantes do ensino médio. Depois, esse grupo passaria a utilizar o Facebook como principal rede social.
O estudo não cita redes como Orkut porque tais páginas tem audiência mundial pequena. Seu sucesso é restrito a alguns países, como Brasil e Índia.
Em agosto de 2008, a mesma empresa lançou outra pesquisa sobre o assunto.
Com relação à faixa etária e ao sexo, as mulheres com idade entre 14-24 são maioria nas redes sociais. Além disso, possuem mais amigos que homens da mesma faixa etária.
O resultado se inverte após os 35 anos, com homens participando mais dos sites de relacionamento e com mais contatos que as mulheres de mesma idade.
Tentar estipular uma média sempre é complicado, mas o número de contatos por pessoa varia entre 2-25. 49.3 milhões de pessoas participaram do estudo. Leia os dados completos aqui.