Home / Jornalismo online / Jornalismo e mídia social

Jornalismo e mídia social


Segundo estudo do Grupo Bivings, 58% dos jornais norte-americanos que utilizam a internet ofereceram algum tipo de conteúdo produzido pela mídia social em 2008 (de acordo com os critérios do que o instituto considera web 2.0). Isso é mais do que o dobro do percentual do ano passado (24%). Outros dados relevantes da pesquisa:


-O número de jornais que abriram espaço para que as pessoas também possam comentar notícias mais que duplicou em relação ao ano passado, indo de 33% para 75%.


-O número de sites que necessitam de registro para visualizar a maioria dos conteúdos (gratuitos ou pagos) caiu em relação a 2007. Agora, só 11% dos sites necessitam de cadastro para ler textos completos, em comparação com 29% de 2007 e 23% de 2006.


- Jornais ainda usam pouco outros aspectos da mídia social. Por exemplo, apenas 10% dos jornais tinham ferramentas de redes sociais, tais como perfis de usuário e capacidade de adicionar como “amigo” outras pessoas.


Esse último ponto não parece ser um equívoco, mas sim uma adaptação aos novos tempos. Depois da tentativa malograda do jornal USA Today de criar uma rede social própria, as publicações estão optando por oferecer seus serviços em produtos já estabelecidos, sejam aplicativos para sites de relacionamento ou gadgets populares. Ou seja, vão aonde os leitores estão. É melhor do que tentar reinventar a roda. 





 RSS of this page