Depois da eleição, a postura de Barack Obama não mudou. Para registrar sua posse, a Comissão Presidencial inaugural da nova administração fechou parceria com a ferramenta de hospedagem de blogs Tumblr. O site www.pic2009.org/blog agregou conteúdo de diversas ferramentas online (Twitter, YouTube, Flickr etc.)
Além disso, convidou as pessoas a compartilhar conteúdo: links, fotos, vídeos, depoimentos etc. Ademais, através do Tumblr, comentários foram feitos em tempo real (liveblog) sobre a posse.
Também foi desenvolvido um novo site da Casa Branca, que agregou diversas ferramentas da web 2.0. Segundo o cientista político Darrell, autor do premiado livro Digital Government, o novo site da Casa Branca “propõe diversas ferramentas de interação. Uma delas fará com que pessoas comentem a legislação cinco dias antes de ser ou não aprovada. É um grande passo no sentido de fazer um governo mais transparente e responsável pelas pessoas”, explica.
Sai o monólogo, de informar apenas o que se quer, e entra o diálogo, em que também é possível participar.
Além da maior interação via site (blog, por exemplo), o governo Obama promete usar redes sociais (como o Facebook e MySpace) para informar e prestar contas. Além disso, um discurso semanal, aos sábados, é transmitido em videocast no YouTube.
A página não mudou apenas de conteúdo, como também seu layout, tornando a navegação mais intuitiva. O fundo branco, por exemplo, ajuda na legibilidade.
Ademais, o conteúdo (como textos e fotos) do novo site está sob a licença Creative Commons. Ou seja, qualquer um pode utilizar essas informações sem que seja necessário pagar direitos autorais.
O trabalho foi realizado pela equipe de novas mídias da Casa Branca, comandada por Macon Phillips.