Home / Jornalismo online / As pessoas confiam nos meios de comunicação

As pessoas confiam nos meios de comunicação


No mundo, há boa margem de confiança no trabalho dos meios de comunicação. De acordo com a TNS, especialmente para quem produz conteúdo para internet, há boas novas: cada vez mais se acredita em notícias online. A aprovação é similar à da TV e das informações de amigos.


Globalmente, a fonte mais confiável de informação são os amigos. 42% dos entrevistados disseram que confiavam nas recomendações boca-a-boca. Número parecido aos meios de comunicação: telejornais (41%), notícias online (40%) e jornais (39%).


Apesar de algumas diferenças pontuais apresentadas de país para país, vários padrões puderam ser observados. Dado curioso na China. Lá, devido à censura na imprensa, blogs pessoais tem mais credibilidade do que os meios de comunicação.


Embora muito popular, a enciclopédia colaborativa Wikipédia ainda é vista com descrença: é considerada menos confiável do que a indústria da informação (revistas, sites etc.).


De toda forma, esses números são influenciados pelo uso da internet. Quando mais pessoas usarem esse novo meio, a aprovação tende a crescer. Em mercados já consolidados, os dados são ainda mais positivos. Atualmente, a internet é o meio mais popular nos EUA para se obter notícias (segundo a empresa Zogby Interactive). Mais da metade dos entrevistados escolheram a grande rede. Em seguida, surge a TV, com 21%. Rádio e jornais aparecem em terceiro, empatados com 10%. 


No Brasil, em pesquisas realizadas pelo Ibope, a mídia aparece entre as três instituições mais confiáveis do país, com índices de aprovação acima de 60%.





 RSS of this page