Importante!
Esse espaço deixou de receber atualizações em janeiro de 2014. Chegou o momento de encontrar novos desafios. De toda forma, os arquivos continuarão disponíveis. Aproveite a leitura. Abração!
Apresentação
Se dizem que não se deve comprar um livro pela capa, já comecei bem, visto que esse nem capa tem. Outra vantagem é que você não precisa pagar nada: esse é um livro eletrônico sobre a comunicação na era digital.
O rádio demorou 38 anos para conseguir 50 milhões de usuários nos EUA. Já a TV, 13, e a TV a cabo, 10. A internet conseguiu essa marca em apenas cinco anos. Hoje, mais de um bilhão de pessoas no mundo acessa a grande rede.
Elas estão ávidas não apenas para consumir informação, como também criar conteúdo e interagir com outras pessoas.
Esse ambiente plural, diverso, é um laboratório de idéias. Por isso, esse trabalho não visa ser um guia conclusivo, mas sim debater e relatar as transformações desse meio.
Não quero abarcar todas os caminhos possíveis, o que seria impossível, dada a variedade de opções, ramificações suscitadas pelo tema. Meu objetivo é lançar luz sobre alguns assuntos que julgo relevantes.
Nos tempos atuais, é complicado e perigoso traçar prognósticos de longo prazo, já que hoje mirar o longínquo é olhar para perto. O celular, antes apontado como produto destinado apenas ao público mais abastado, agora é visto como uma ferramenta de inclusão digital.
É o tempo errado para se ter certezas, fazer afirmações peremptórias, o que não quer dizer que é recomendado ter uma postura acuada, defensiva e negativa. É necessário ousar, criar propostas distintas, experimentar. Como pregam os indianos, nossa intenção pode estar voltada para o futuro. Já a atenção, no presente.
Boa leitura!
Charles Cadé
blog: cadedigital.com
[Recomende essa página para seus contatos]
Conexões [onde essa conversa continua]
Comunidade no Facebook
RSS desse livro [Saiba o que é RSS]
Modo de usar
É um livro, mas vai folheá-lo de uma forma diferente. Não é necessário fazer download: você tem acesso ao conteúdo do livro na tabela ao lado (navigate pages). Em cada capítulo, há subdivisões. Você também pode conferir todo o material através do mapa da página.
Utilizei o formato wiki para tentar criar uma espécie de livro eletrônico. Na verdade, o que chamamos de ebook muitas vezes é algo pensado para ser impresso, um livro normal transposto para o formato digital (geralmente, em arquivo pdf). Acho equivocada essa premissa. Quando escutamos arquivos sonoros em mp3, não dizemos que estamos escutando uma “e-música”.
Queria fazer algo que fosse possível clicar, como também fácil de acessar (basta um navegador de internet), agregando recursos do hypertexto (como tags) e facilitando também a leitura fragmentada. Por isso, apesar de sugerir uma linha a ser seguida, os textos podem ser lidos separadamente, caso haja interesse apenas por tópicos específicos.
Não sei se essa proposta se adequaria a todo tipo de escrita, da mesma forma que tenho dúvidas se a tecnologia 3D seria apropriada para todo tipo de filme.
No meu caso, se encaixou muito bem. Como a internet está trazendo mudanças constantes à comunicação, um livro impresso correria o sério risco de ficar desatualizado em pouco tempo.
Ademais, nesse formato posso atualizar a obra quando achar algo relevante, inserir dados recentes, incluir novos textos. Você, inclusive, poderá acompanhar esse trabalho através do RSS (se não sabe o que é isso, clique aqui).
Utilizei diversos textos meus já publicados (muitos deles no meu blog), bem como redigi conteúdo inédito. Condensei, misturei essas informações, que ganham destaque quando contextualizadas, vistas em perspectiva.
Você pode usar trechos dessa obra, desde que cite a fonte (Creative Commons).

Este e-book possui
alguns direitos reservados.